Terminei! Ficou linda!
Adoro quando termino um tricô e fica exatamente como imaginei.
Já estreei ontem na faculdade e fez sucesso! "China Domingas" é como chamamos esse desespero de usar algo novo. Minha "tricogesterona" bombou dando voltas e mais voltas no ego com os elogios...risos

Toda a atenção é pouca neste tipo de tricô, pois cada corda, cada trança e o ponto fantasia têm sua própria trançagem. Nem sempre o número de carreiras coincide na hora da trama e, além disso, existem as diminuições.
Dicas:
- O ponto fantasia seja exatamente o meio do trabalho.
- Os inícios das cordas e tranças coincidam com os pontos m e que um lado seja espelho de outro, ou seja, se as tranças vão de um lado para a esquerda, as do outro lado devem ir para a direita.
- Os entremeios de t tenham o mesmo número de pontos entre um trabalho e outro, dos dois lados.
- As trançagens de cada trabalho tenham o mesmo número de carreiras.
Materiais:
15 novelos da Família, Pingouin, verde escuro, ou seja,600g de lã. Agulhas nº 4,5. Três botões grandes.
Tamanho 42
Modo de fazer:
Costas: Coloque 158 pontos na agulha, faça 4 carreiras em ponto de barra canelada 2x2.
Receitas: para visualizar as receitas das tranças e cordas tu deverás ir no meu álbum do picasa e fazer o download das respectivas páginas da revista 1001. Não será possível visualizar de modo legível on-line.
Corda 6x6:
http://picasaweb.google.com/tramas100dramas/1001PontosParte2/photo#5225557104814406066
Tira fantasia, pontos cruzados e zigue-zague:
http://picasaweb.google.com/tramas100dramas/1001PontosParte2/photo#5225556812267787986
Para o ponto espigas vá ao blog:
http://pontosepontos.blogspot.com/search/label/Tricô%20-%20Pontos
Distribua esses motivos, entre intervalos de ponto tricô da seguinte maneira: 4 pontos em ponto arroz duplo como pontos de borda no início e final de cada carreira e ponto espiga ao meio. Nos lados, em espelho um do outro: pontos cuzados+2p santa clara+pontos cruzados;zigue zague de 1m sem fazer (verso em t); corda fantasia.

Trabalhe assim e cada 6 carreiras faça diminuições de 3pj até atingir 36 cm do início. Ao logo da última carreira das trançagens faça diminuições de 2pj nos entremeios de tricô, deixando 96 pontos para o início do ponto canelado 2x2.
Teça reto em ponto canelado por 12 cm e faça a cava com diminuições 6-3-2-1. Logo em seguida siga reto novamente por 15cm. Sobram 78 pontos, que não são arrematados. Deixe-os em espera numa segurança de tricô.

Mangas:
Coloque 38 pontos na agulha e trabalhe em barra canelada 2x2. A cada 6 carreiras faça 1 aumento de cada lado 13 vezes. E a 43 cm do início faça as diminuições da cava 6-3-2, 11 vezes 1ponto, 2-3-3-6 a cada 2 carreiras. Essas últimas diminuições arredondaram o final e não fica nenhum ponto na agulha.
Costure as mangas nas costas.

Peito e gola:
A gola e o peito são feitos juntos.
Pegue os pontos laterais abaixo da cava esq+ laterais da manga esq +costas+ laterais da manga dir+ laterais abaixo da cava dir. Onde a soma dos pontos das laterais de cada lado resulta em 76 pontos de cada lado. No total teremos 230 pontos para trabalhar reto em barra canelada 2x2 por 23cm. Faça trabalho tubular nas últimas 4 carreiras e costure em grafting m.
Para ficar mais fácil de costurar a frente e não errar no transpasse pregue os botões primeiro. Note que não há cases. Os botões fazem só estilo.

Frente:
Coloque 158 pontos na agulha e trabalhe os pontos de corda, trança e ponto fantasia exatamente como fizestes as costas e a 36 cm termine sem arrematar os pontos.
Para finalizar, costure a frente em grafting m , as mangas e as laterais.