Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

domingo, 31 de agosto de 2008

O zíper

Tu planejaste fazer uma peça em tricô que é fechada com zíper. O trabalho em tricô tu faz de olhos fechados, mas confessa: teu pensamento está em como colocar o zíper...
Eu estou à procura de uma técnica que não deixe aparente a parte de dentro, que não seja com fita de gorgurão e sobreposição. Vamos fazer um pacto de fio : se tu souberes, me conta, tá? Se eu encontrar a resposta posto aqui.
Mas como esta dúvida,pois cada um tem sua receita, colocarei todas que as amigas da comunidade "Sim, eu faço tricô", do Orkut, me enviaram por e-mail, nos tópicos e nos seus blogs, já agradecendo a elas essa gentileza.
A dica da Arlete,é a mais comum: faça os pontos de barra, aplique o zíper e por trás, costurada com a linha da mesma cor , coloque a fita de gorgurão. Algumas pessoas costuram com máquina.

A Carmem Bürgel postou um blog que tem o passo a passo:
http://atelie-ponto-liso.blogspot.com/2008/07/como-pregar-zper.html

Dica da Jane é a que eu sigo:
http://jane-karon.blogspot.com/2008/08/dica-como-prender-ziper-em-casado.html

Dica do Carlos, que me foi enviada pela Rita por e-mail. Adorei o acabamento em crochê:


Dica da Miriam é de fazer um viés em tricô:

O viés em tricô é uma ótima pedida pra montagem do zíper nas jaquetas, fica um acabamento ótimo. Também serve pra arrematar as bordas de decotes simples, bordas de bolsos embutidos ou montados, dar firmeza aos ombros de blusas desestruturadas ou manter no lugar os ombros de trabalhos com trama muito aberta.Enfim, os usos do viés são múltiplos, como seu xará de tecido. Use a criatividade e aproveite a facilidade da receita!

Usando uma agulha de um número menor que a agulha utilizada para seu trabalho, monte 10p.

1ª carr(avesso) = tricô

2ª carr = 1m, 2p. juntos em m, 6m, 1 aum. em m, 1m

Repetir sempre essas duas carreiras até atingir o tamanho desejado,

Termine com carreira em tricô e arremate.

Alinhave o zíper no casaco e depois costure o viés, deixando o zíper entre as peças em tricô. Como geralmente o viés é feito com agulha mais fina, a espessura dele é menor que a do trabalho, o acabamento fica mais delicado.

4 comentários:

Patricia Seabra disse...

Olá parceira!! Vim dar uma olhadinha nos seus trabalhos...e repassar um mimo que ganhei de uma amiga...espero que goste!

Regras:
1) Traduzir seu nome verdadeiro em chinês CHINO-CHINA.COM.2) Copiar o seu nome e traduzir.3)Pegar o seguinte enlace que será fundamental CALIGRAFIA, daí veremos nosso nome traduzido em Chinês, com um bonito desenho selecionado por nós. 4) Guardar a imagem e postar no nosso blog. 5) Escolher 5 amigas para passar esse lindo MIMO.

Qualquer coisa, dê uma passadinha no meu blog e tire as suas dúvidas. Beijos e bom final de semana!

Miriam Fabiano disse...

Vem não, Nica. Cê sabe tudo de tricô, me diz que não sabe fazer o viés? Vou tentar digitar pra você acrescentar aqui, é fantástico e não destoa do trabalho.
Beijim

Luciane Contarine disse...

Boa tarde amiga. Faço trico à máquina a muito tempo e toda vez que tenho que colocar ziper em uma peça aberta o acabamento não fica bom porque quando a blusa fica totalmente aberta o ziper enrola ou dobra, mostrando o avesso. Gostaria de saber se você tem um método ou um passo-a-passo para evitar esse problema e dar um bom acabamento. Meu e-mail é rguilhe@yahoo.com.br. Obrigada, Luciane

Luciane disse...

Boa tarde amiga. Faço trico à máquina a muito tempo e toda vez que tenho que colocar ziper em uma peça aberta o acabamento não fica bom porque quando a blusa fica totalmente aberta o ziper enrola ou dobra, mostrando o avesso. Gostaria de saber se você tem um método ou um passo-a-passo para evitar esse problema e dar um bom acabamento. Meu e-mail é rguilhe@yahoo.com.br. Obrigada, Luciane