Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

sábado, 11 de abril de 2009

Jaqueta Curta e Boina "Rasta" ( TAM:42)

Eu sou assim...

Às vezes vejo uma promoção de linha ou lã e não resisto, compro para deixar para mais tarde fazer algo.
Essa lã eu comprei assim, numa promoção e planejava fazer no inverno. Mas de repente me deu uma vontade louca de fazer... E fiz: em uma semana.
Uma das inovações aqui é a maneira de costurar o zíper, como já publiquei no post anterior. Outra inovação, pelo menos para mim, é a boina e que há muito tempo eu não fazia. Lembro-me de ter feito uma boina em crochê a uns 15 anos atrás mais ou menos para meu pai, que é calvo. Nunca fiz nada para a cabeça em tricô e achei que agora estava na hora de ousar, já que essa moda voltou.





Material:
14 novelos de 40g de lã Botoné, da Pingouin, na cor bege
1 novelo de lã Baby, da Pingouin, na cor vermelha
Agulhas de tricô n° 5 e n°4
Agulha de tapeçaria grossa
Zíper de 40cm na cor bege
Agulha auxiliar( se precisar)

Pontos empregados:
Meia no direito
Tricô no avesso
Barra 1mx1t
Ponto malha cruzado
Ponto sem fazer em malha
Ponto arroz simples
Corda de 6px6carr ( 3p trocam de lugar com os outros 3p, de 6x6 carreiras).
Trança formada de 2 cordas de 4px6carr, lado a lado e em efeito espelho( 4p medianos trocam de lugar, 2p para esquerda e 2p para direita).

Técnicas empregadas:
Efeito espelho: definindo o meio do trabalho, marcado pela trança*, as trocas de lugar das 2 primeiras cordas vão para direita e, as 2 cordas finais vão para a esquerda.

* A trança de 8p, formada de 2 cordas de 4p em efeito espelho.


Abreviações:

p: pontos
aum: aumentos
dim: diminuições
carr: carreiras
m: malha
t: tricô
psfm: ponto sem fazer em malha
pas: ponto arroz simples
pmc.dir: ponto meia cruzado à direita
pmc.esq: ponto meia cruzado à esquerda


Receita da Jaqueta:

Costas:

Montar 45p na agulha n°5 e trabalhar conforme a receita da barra tubular inicial, isso resultará em 89p, fazer 1aum. trabalhar estes 90p em ponto de barra 1x1 por 5carr.
Na 6ªcarr, fazer a distribuição das cordas e listas, fazendo 5 aum. ao longo da carr., e da seguinte maneira:

6ªcarr: 5pas; 2pmc.dir; 2t; 1psfm; 3pas; 1psfm; 2t; 6m; 2t; 1psfm; 3pas; 1psfm; 2t; 6m; 2t; 1psfm; 3pas; 1psfm; 2t; 8m; 2t; 1psfm; 3pas; 1psfm; 2t; 6m; 2t; 1psfm; 3pas; 1psfm; 2t; 6m; 2t; 1psfm; 3pas; 1psfm; 2t; 2pmc.esq; 5pas.
7ªcarr e todas as ímpares: acompanham os pontos, salvo o lugar dos pontos arroz simples.

A partir dai estabelece-se que as trocas de lugar nas cordas e na trança são feitas de 6x6 carr e em efeito espelho. Trabalhar desse modo por 20cm e reiniciar ponto de barra 1x1 por 6carr. Depois disso iniciar o ponto meia ( m: direito e t: avesso) e fazer 20cm. Nesta altura iniciar as dim. da cava em 4p-3p-1p de 2x2carr. Reiniciar o ponto de barra 1x1 e fazer por 6carr. Remontar as cordas, tiras e trança, cuidando para pô-las exatamente nos mesmos lugares dos motivos de baixo. Fazer o trabalho de transagem por 15cm. Não rematar os pontos, deixe-os em uma segurança de tricô.

Frente direita:

ATENÇÃO: A TRANÇA CENTRAL NÃO SERÁ FEITA EM NENHUM DOS LADOS DA FRENTE.

Colocar 22p na agulha n°5 e trabalhar em barra tubular inicial que resultará em 45p. Fazer ponto de barra 1x1 por 5carr. Distribuir os motivos das cordas e tiras de forma igual ao que foi feito nas costas, fazendo os aumentos necessários para compor os motivos. Trabalhar as transagens pelo mesmo número de carreiras. Fazer as carr do ponto de barra 1x1.
Nesta altura é que se faz a abertura do bolso, apenas deixando de tecer os pontos que estão entre as cordas, colocando-os numa segurança de tricô. De corda à corda dá o número de 25p que devem ser arrematados posteriormente em arremate turbular. Numa carreira de ida deixa-se os pontos na segurança, e na volta os recoloca em mesmo número, tramando o fio de trabalho na agulha direita. Volta-se a trabalhar normalmente em ponto de meia ( m dir. e t av.) por 20cm. Fazer as diminuições da cava; reiniciar o ponto de barra 1x1 por 6carr; reiniciar as transagens e na primeira troca já iniciar as diminuições para cava da gola.
As diminuições da cava da gola são de 2p de 2x2carr até restar 17p para o ombro. Não arrematar os pontos, deixá-los numa segurança de tricô, ou já costurar nas costas em grafting em t ou m.
Frente Esquerda:
Proceder da mesma maneira que a frente direita, só que em efeito espelho.
Gola:
Depois de costurado os dois lados da frente pega-se os pontos desde o início da cava da gola do lado esquerdo+ os pontos da gola das costas+ os pontos da cava da gola lado direito e trabalha-se reto em ponto de barra 1x1 por 28carr onde a terminação é com arremate tubular, em vermelho.
Forros dos bolsos:
Pegar 25p da abertura deixada para o bolso e trabalhar em vermelho, em ponto meia, por 28carr. Arrematar e costurar com a lã Botoné, de forma a não aparecer muito a costura na frente, cuidando sempre a distância que deve ser de corda à corda .
Colocação do zíper:
Com a lã vermelha e costura tubular do zíper.
Mangas:
Iniciar com 20p e trabalhar a barra inicial tubular, formando 40p iniciais. Trabalhar em ponto de barra 1x1 por 10carr. Depois disso iniciar os aum da manga:12x 1p de cada lado de 8x8carr. Terminando os aumentos da manga, logo se começa as diminuições, que são iguais dos dois lados e de 2x2carr: 4p-3p-11x2p-1x1p e arrematar os 6p q restaram ao mesmo tempo. Fazer a outra manga igual.
Terminação:
Costurar as mangas e laterais, escondendo as costuras e nós que ficaram do lado avesso.
Boina:
Iniciar com 17p distribuindo logo:
1ªcarr:2t, 6m, 2t, 1psfm, 3pas, 1psfm, 2t.
2ªcarr e todas as pares: acompanhando os pontos , salvo os pontos arroz simples.
A partir dai fazer a troca da corda de 6x6carr e fazer esta tira por 54cm, ou pela medida da circunferência da cabeça. Deixar esses p numa segurança de tricô. Pegar todos p na lateral ( lado dos pas), num total de 108p e trabalha-los em terminação de barra tubular 1x1 na cor vermelha. Do outro lado ( lado da corda), pegar todos os 108p trabalha-los em m, aum. 1p a cada 18p, logo na 1ªcarr. A 2ªcarr e todas as pares são feitas em t e sem aum. Na 3ª, 5ª, 7ª, 9ª, 11ª carr fazer o mesmo n° de aum, sempre no mesmo lugar. Fazer reto por 10carr. Terminando isso iniciam-se as dim: 6x3pjm (nas carr em m) usando a última distância dos aum. como ponto de partida. Fazer isso até ficar 6p, passar um fio por estes pontos. Costurar com a lã Botoné e em grafting a parte que ficou na segurança com o início da tira. Costurar em vermelho a parte da terminação tubular e em lã Botoné a parte de dentro da boina. Esconder as costuras e os nós no lado avesso.

14 comentários:

Monica disse...

Oi Nica, ficou tudo lindo!!!Parabéns!!!Eu também fiz uma boina, dá uma olhadinha lá no blog, é bem facinho!!!Seu convite do ravelry já chegou????
bjos

nilda disse...

Nica amei esta novidade (pra mim) em pregar o ziper e fico feliz que voce divida conosco.
Gosto de fazer saco de dormir pra bebe e na hora de pregar o ziper é aquela agonia
Beijoca,
Nilda.

Patricia Seabra disse...

Olá querida! Pretendo realizar a minha primeira troquinha e gostaria da sua opinião com relação ao tema. Passe lá no meu blog e vote, ok? Bjs.

Miria disse...

Olá amiga, amei teu cantinho, tudo muito lindo e bem explicadinho. to levando teu link comigo,
meu email e
mamy_fofoletica@hotmail.com
meu blog http://mirokaartes.blogspot.com/
Um bj. Miria

ayla disse...

menina NICA adorei a jaqueta e a boina....
vim ate aki pra dar uma olhada na receita da boina [pois a jaqueta nem me atrevo...mas....acho que preciso aprimorar um bucadinho ainda pra chegar lá...]

mais uma vez parabenizao a forma didática e ao mesmo tempo tao simples com que consegue transmitir o pap. das peças, e sua generosidade em dividir conosco....

Ah.... amei a saga do casaquinho com ponto X moooito bom.... bjus e inté breve [espero que tenha ido kkk]

GIGI disse...

Adorei seus trabalhos.
Fiquei muitos anos sem tricotar e vendo seu blog me deu uma vontade muito grande de voltar.
Comecei um blusãozinho), para minha sobrinha e gostaria, se possível, que você me ajudasse em uma dúvida que me surgiu.
Quando tricotava( uns vinte anos atrás,rsrs), fechava os ombros sem costurar.
Encostava as duas partes e fazia uma terceira carreira, ou tirava os pontos juntos, algo assim.
Não consigo lembrar...
:o(
Você poderia me ajudar?

Nica Santos disse...

Gigi, não deixaste e-mail para mim retornar...mas se ler este recado a costura que faço nos ombros é a costura em grafting pelo lado avesso.sabe qual é? se não sabes me manda um recado com teu e-mail q retorno. abraços, nica

Anônimo disse...

olá.tudo bem?sempre visito teu blog a procura de dicas e acho tudo meuito lehgal.não sou tricoteira como você, mas arranho um pouco. minha grande dificuldade é fazer o acabamento do decote,aquele que parece uma barra dupla.como eu faço esporadicamente, toda vez que eu tenho que fazer esse arremate eu me embanano toda. você tem uma receita dele?abraços
vera

.•“♥“•.¸ Helena .•“♥“•.¸ disse...

Ola amiga
bom dia
como vai
ta lindo seus trabalhos
eu amei essa jaqueta
amiga to atras de um bolero de trico bem facinho kkk
sera aonde eu encontro
qdo ´puder venha me visitar
um bjao

Adriana disse...

Adorei seu blog, as receitas e as dicas ,parabéns.
Beijos e boa semana.

Elizabeth disse...

Oi Nica, amei seu blog, bastante interessante e úlil para nos que gostamos da trama! Estou a segui-la!
Beijos carinhosos!
Elizabeth

belaideias disse...

Parabéns seu cantinho é recheado de coisas lindas que você faz e dicas de pontos adorei vou voltar
se quiser pode visitar-me para ver
os meus passatempos.
beijocas grandes

elzemhobby disse...

very beautiful thinking you bjossssss

disse...

Que jaqueta mais linda! a boina também tá uma graça!
Adorei sua colocação de zíper, idéial muito legal. Brigadinha:))