Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pelerine para Gi


Bom, gurias o que eu pude notar pela foto é o seguinte:

Como se chama isto? Pelerine vestida? Pelerine blusão?Blusão pelerine?
Bom vamos, lá...!

Compreensão:
O trabalho todo é feito com uma lã que tenha seda junto, isto dará uma “caída” ao trabalho, e não deve ser muito grosso, pois do contrário, pesaria de mais. As agulhas são grossas, e as mesmas sempre por todo o tabalho, o que contribui para dar um ar leve. O ponto é santa clara (sempre t ou sempre m). A tricotagem é feita sempre atravessada, com exceção dos punhos e da trança de acabamento da pelerine. Procure não colocar os pontos muito apertados na agulha porque prejudicaria na hora de costurar na lateral. A costura a gola é atrás, na nuca, mas o corpo eu indico costurar no lado, porque fica mais escondido.
O número de pontos, como todas sabem, depende do fio, da agulha e do tamanho do manequim, por isso é bom que se faça uma amostra de 10pontosX10carreiras, com a agulha que irá se usar.

Como medir:

Corpo:Medindo com uma fita métrica, no seu próprio corpo, a altura dos quadriz até as axilas determina o número de pontos que se colocará na agulha (largura); a circunferêcia total dos quadriz indicará a altura que irá ser tricotada. Deixe a fita métrica não muito justa ao seu corpo na hora de medir, ok? Não existe terminação no corpo, mas aconselhoa fazê-la, pois com o uso o tricô se alarga. Faça esta terminação posteriormente, da mesma maneira que os punhos: pegue os pontos laterais, que correpndem a altura e faça quatro ou cinco carreiras de barra 1x1( isso resolve o problema de alargamento) Arremate e reserve.

Mangas:
Não dá para ver como são, mas imagino que se o corpo é feito atravessado, as mangas, por baixo da pelerine, também são. Então a medida e a terminação dos punhos são feitas da mesma maneira que no corpo: pegue os pontos laterais e faça barra 1x1 por umas 15 carreiras. Arremate e reserve.

Pelerine:
Também feita atravessada, mas a altura equivale a soma do corpo+mangas+ uns 20carreiras de aumento. A largura pelo que pude contar é 20p. É costurada depois no conjunto corpo e mangas.
A trança de terminação parece ser de 12p, dividida 3X4p. As trocas desta trança são alternadas. Existe uma maneira de fazer isto junto com a pelerine, mas ficaria difícil de explicar sem fotos, então por isso melhor fazerem a mesma quantidade de carreiras da pelerine e costurar depois.

Gola:
Mesma coisa: atravessada. Largura: 30p no mínimo, para poder virar depois. Altura: bem mais estreita que a pelerine, para poder ficar mais justa nos ombros e não cair. Não dá para dizer quantas carreiras para a altura, mas imagino que do tamanho do corpo.

Costure tudo e voilá! Bom tricô!

13 comentários:

Andréa Brod Decker disse...

Oiii! Tudo bem?
Achei teu blog navegando pelo google.
Simplesmente adorei!!! Muito legal o teu blog e as receitas que ensinas!!
Eu sou meio iniciante... aprendi a 3 anos sozinha lendo blogs como este teu pela net... ainda tenho muito o que aprender, só conheço o básico mesmo, mas estou viciada nesta arte!
E vejam só... moramos super pertinho!! Eu sou de São Lourenço do Sul e minha família é toda de Pelotas, inclusive já morei aí enquanto fazia faculdade.
Eu linkei teu blog pra acompanhar tuas postagens que são ótimas!! E ir aprendendo contigo, se não te importares.
Caso eu possa te ajudar em alguma coisa é só perdir, apesar de que acho difícil, pois és ótima tricoteira.
Beijinhos

Andréa Brod Decker disse...

Ah que bom saber Nica!! E obrigada!! :D
Eu sempre fiz tricô pra mim!! Pois também amo!!! Daí minhas amigas viam e pediam para que fizesse pra elas, assim comecei a vender aqui na cidade, então resolvi fazer o blog pra mostar as peças que fazia e começaram a surgir pedidos, e a uns 3 meses atrás criei uma loja virtual, já que não to trabalhando no momento, é um troquinho que entra né! hehehe Mas eu adoro fazer tricô, então não é trabalho nenhum. :D
Acho muito legal quem faz blogs pra ensinar, até porque foi assim que aprendi!! Não posto as receitas pois a maioria eu mesma invento e não sei como fazer o passo a passo direito, mas quando me pedem eu explico como eu fiz e rezo pra que entendam!! Hehehehehe Mas aos poucos vou avançando. Quem sabe num futuro próximo vou poder ensinar no meu blog também!! :D
Ah!! Claro que conheço o Bila!! Quem não conhece? Eu comprava muito na lojinha dele!!! Estava sempre lá!! hehehehe
Tu vê como o mundo é pequeno...
Eu Já anotei teu e-mail. E obrigada! Caso queiras anotar também, o meu é andrea.bdecker@gmail.com
Foi muito legal te conhecer! Vou vir te visitar sempre!!
Beijinhoss.

Andréa Brod Decker disse...

Ah!! Mais uma coisinha!!
Eu adorei aquele texto "o melhor de mim" Ele é ótimo!! Me identifiquei demais!! Tudo a ver!! Será que eu poderia copiar ele? Mas claro que com os devidos créditos.

Helena disse...

Oie amiga
bom dia
vim te visitar
e deixar um carinho
seu blog ta lindo
cheio de novidades
vc tem algum grafico ke ensina
fazer gorro com agulhas circulares??
to doida pra aprender
um abraço Helena

Wal Pavão disse...

Querida adorei teu blog e estou anotando no meu para voltar, pois ja são mais de 2 da matina e o sono está batendo.....rs, mas voltarei amanha.
Quero te fazer uma pergunta e se vc puder, responda tb no meu blog, assim receberei tua visita.
Como se faz para finalizar uma carreira, sem que fiquem aqueles pontos soltos?
Aguardo.
Bjao e Parabéns pelos lindos trabalhos

Wal Pavão disse...

Nossa, muito lindo - um dia vou fazer um iguazinho...:)

Nica o que quero saber se há um tipo de arremate final de cada carreira, pois mesmo eu apertando mais o ultimo e primeiro ponto, ele fica solto, deixando um resultado feio num cachecol por ex.
Obrgada pela tua gentileza em ser solidaria,dividindo teus conhecimentos com tantas pessas que estão se interessando pela arte das tramas, como eu.
Bjao

Claudia (Cacau) disse...

Olá,
Gostaria de dizer que através de visitas em blogs, cheguei no seu e gostaria de dizer que adorei e não tenha dúvida que irei lhe adicionar nos meus favoritos e irei lhe seguir.
Bjks
Clau

Unknown disse...

Querida!!Essa blusa é do tipo daquela que usava nos impagáveis anos 80, hehehehehe
Um beijão

Aninha disse...

Oi, adorei seu blog! Tem receitas e dicas muito boas. Essa última é maravilhosa, vou tentar fazer.
Te linkei no blog, se quiser conferir é: www.ohcutecute.blogspot.com

(também queria saber como fazer para participar desse tricô solidário que vc fala. tenho bastante interesse em participar também. pode me dar dicas?)

Beijão

Unknown disse...

OI achei seu blog procurando sobre croche peruano e adorei lindo voltarei mais vezes estou apredendo a tricotar e espero poder aprender um pouco mais com você bjos

Pryskka disse...

Ola querida,
Adorei seu blg, ele e realmente muito legal, porque boa mesmo na arte de fazer trico e voce, caramba isso e um dom que voce tem, parabens. Quanto a mim nao chego a seus pes... :o)))) moro em Los Angeles, e meu ingles nao bom, ainda estou na fase de fazer cachecol, ja devo ter feito uns 10... porque essa arte praticamente me tirou de uma terivel depressao, pde acredita. Mesmo assim as coisas que fiz aprendi sozinha... e com ajuda da net.
Aqui tem muito material bom para trico e crochet, as americanas nao sao muito boas para ensinar essa arte. Estou em buscar de receitas "muito muito faceis' e com muitas explicacoes... sera que consigo?
Querida, vou ser clara, voce pode me ajudar, eu te pago pelas aulas, podemos trabalhar pela net (msn ou skype
Me diz quanto voce cobra, ou por troca de coisas daqui, tipo las ou agulhas sei la...
Meu e_mail e pryskka_br@yahoo.com.br
Um beijo no seu coracao,
Me ajude!!!

Nica Santos disse...

pryskka querida...terei imenso prazer em te ajudar em que puder, como puder... claro q não cobrarei nada e será um prazer. nosso maior problema será como...tenho msn, mas não tenho câmera e também não entro muito...minhas aulas na facu iniciam dia 22 de março. até lá posso te ajudar no que quiseres, por mail, pelo blog...em geral qdo me pedem socorro posto no blog, que daí já ajuda outras "triconeteiras"... faça assim. liste suas dúvidas e eu respondo. se for uma receita em especial, me dê um tempo p decifrá-la e devolvo a explicação e idem se for um modelo sem receita.

Anônimo disse...

Oi guriazinha prendada,
muito bom seu blog, me apaixonei por esta "pelerine para Gi" será que vc teria tempo para esta encomenda?

beijinhos

Suzy
suzy_atolini@yahoo.com.br