Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bolero circular




Bom dia, gurias!
A receita deste bolero eu estava devendo para vocês e estou devendo para mim. Fiz o círculo e desmanchei por dois motivos:

  1. A execução depende de muita atenção e eu não tinha tempo por causa da faculdade.

  2. A lã que eu tinha não daria para ir até o final.
A história como ele chegou até a mim postei aqui.

As dicas são:
Faça com calma, pois a execução é complexa: mistura tranças e níveis de carreiras.
Melhor é uma lã não texturizada, que tenha seda no fio, de espessura intermediária e de cor neutra. Indico a Sedificada da Pingouin.

Nível: difícil

Material:
650g de fio
Agulhas de tricô (as mais espessas indicadas no rótulo)
Agulha de tapeçaria
2 seguranças de tricô.

Pontos empregados:
Conforme o gráfico
Ponto de barra 1x1

Costas:
As costas é conforme o gráfico e forma o círculo.  Antes de iniciar observe o gráfico. Os degraus significam os pontos deixados sem tecer na agulha esquerda. Isto forma níveis e um triângulo. O círculo é formado de vários triângulos e a quantidade de repetições depende da espessura do fio. A lã que eu tinha (da Argentina), por exemplo, daria 8 repetições do gráfico.

Monte 76p na agulha. Proceda exatamente como está no gráfico, caso contrário as tranças não encaixarão umas nas outras. Quando terminar este triângulo não arremate. Reinicie o gráfico da 1ªcarr com todos os pontos. Entretanto, lembre-se que existem os degraus...Se tu não puxar um fio de cada degrau, ficarão buraquinhos, o que comprometerá o acabamento da peça. Então, dos degraus puxe um fio, formando pontos que devem ser diminuídos automaticamente junto com o ponto seguinte. Lendo é meio difícil entender, mas fazendo fica melhor...experimente. Este procedimento é feito em todas as 1ªs carr. do gráfico. Faça 3 repetições deste gráfico normalmente.

Mas como nem tudo são flores...

Existem cavas... Vamos pensar o seguinte: precisamos diminuir para cavar, né??? Então, no próximo triângulo os 12 pontos da borda não serão tecidos até terminar o círculo. Reserve-os numa segurança de tricô e de resto proceda igual até terminar este triângulo. Quando terminar recoloque 12p e faça mais três triângulos como o gráfico. No último triângulo também reserve 12p em outra segurança. Quando terminar costure o círculo em grafting, acompanhando os desenhos das tranças.
Bom, agora terás que fazer somente os 12p reservados de cada lado, conforme as tranças do gráfico, por 50carr. Costure em grafting junto com aqueles 12p que aumentastes anteriormente. Pronto...passastes da parte que era mistéééééério.... Formastes o círculo, com cavas, que é a base do modelo.

Mangas:
Eu não cheguei nas mangas, mas o que dá para perceber é que a trança principal do círculo não é igual a das costas. Eu faria a mesma. De resto proceda da mesma maneira que fazemos mangas reglan. Costure na cava formada.

Terminação:
Toda a volta é em ponto de barra 1x1 e, conforme o desenho, só pode ser feito de duas maneiras: ou com agulhas circulares, ou em separado. Eu não uso agulhas circulares. Calcularia os pontos exatos para fazer em separado e costuraria com a agulha de tapeçaria. No mínimo 25carr....depende do tamanho do seu busto.

É isso! Fico devendo o modelo só para mim mesma...
Muita paciência e bom tricô!
Bonne tricotage!

3 comentários:

maria Angelica disse...

CARACAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA...Que bom que vc voltou...E com minha receita...aushsuauhasuhasuhashu...Agora tenho obrigação de fazer o meu redondinho,mas tenho de parar ou melhor,terminar td o q estou fazendo para estudar a receita,pq...tenho que confessar que,lendo a primeira vez,boiei...mas to meio cansadinha,cando estiver masi relax volto a estudar.Coisas lindas vc fez durante esse tempão,hein??????????Bjbj...

Maria disse...

Oie, eu tô com dificuldade para 'ler' o gráfico. Será que tem como você fazer um post para a gente, iniciantes, que sabe fazer trico, mas não sabe ler gráfico? rs

Nica Santos disse...

Isabel, Obrigada pela visita. O gráfico que recebi é este, não consegui deixar a visualização melhor. O significado dos símbolos é o mesmo mundialmente, a dificuldade está na execução do trabalho. Colocarei um post com os símbolos que achei.