Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

terça-feira, 2 de março de 2010

Colete de pontas para Lucimar

Minhas amigas triconeterias:
A amiga do orkut Lucimar pediu  na comunidade "Sim, Eu Faço Tricô" a receita do colete de pontas, modelo que já está nas lojas, mas não têm receita disponibilizada pela internet e é o seguinte:




Se vocês olharem bem as fotos no site, dá para perceber uma costura no pescoço, logo isso dá uma pista do esquema de execução.  Assim, eu faria normalmente em três partes: costas e laterais na frente, com costuras laterais e ombros, como o desenho abaixo: 


Outra amiga da comunidade, a Miriam, deu outra possibilidade de execução mais original e em dois módulos, da seguinte maneira: 
As cavas são diminuídas como uma gola e depois devolvidos de igual maneira no ombro. Então, atente para a sequência de diminuição, pois os aumentos devem ser com efeito espelho, que é para dar o formato oval. Ou seja, se tu por exemplo diminuir 10p-8p-6p-4p-2p os aumentos deverão ser 2p-4p-6p-8p-10p. Essas diminuições também darão a largura da cava, que deve estar menor que o ombro, já que é um colete. O tamanho desta mesma cava é o número de carreiras retas intermediárias entre as dimuições- que se iniciam abaixo da cintura- e aumentos - que se iniciam na altura das paletas. O ideal é que se meça tudo e se faça uma amostra de 10pX10carr com a agulha de trabalho e a linha já previamente escolhidos. Assim terás o número certo de pontos para o início, para as diminuições e o número de carreiras intermediárias.
Não existe aumentos para o drapeado, que é na verdade a ponta de cima do retângulo que cai delicadamente.
As costuras, ao meu gosto e de qualquer forma, devem ser em grafting, para ficarem confundidas com os pontos.

Observação importante: me parece que a foto não é tricô, é tecido, talvez um feltro bem fino...Então a volta no pescoço fica sem volume. No tricô tu não vais conseguir isto neste esquema, simplesmente por que o tricô dá um volume maior. A solução: usar fio bem fino e agulhas grossas no tricô manual, mas preferencialmente a execução deve ser à máquina.

Alteração  05/03/2010: A Lucimar preferiu fazer o colete em uma peça só e me enviou por e-mail o seguinte esquema:
Hoje, no orkut ela postou um scrap na comunidade dizendo ter visto numa loja um colete parecido com este. Pelo o que ela descreveu e conforme entendi o modelo desta loja inicia pela lateral, então é só virar o esquema.

Espero ter ajudado.

Bom tricô!

10 comentários:

Renata disse...

Nica, no site do bazar horizonte já tem, está $3,90 + barato do que o que paguei aqui na lojinha rrsrsrs,mas já viu a compulsão como é,né?!Fique com DEUS!!!Bjs,Rê.

Iris disse...

Oi

Adorei seu blog. Muito legal mesmo! As dicas de consevação do tricô são ótimas também.

Beijos

Não deixe de visitar os meus:
http://flordeirisbolsas.wordpress.com
http://flordeiris-acessorios.blogspot.com

Tricocomceci disse...

obrigada Nica pela atenção , mais eu só consigo fazer com receita, é isso mesmo q quero, seu blog é tudo

bjos***

Tricocomceci disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana disse...

Vou tentar!
Adoro seu site, vce é sempre generosa!
Visite meu blog se puder...
www.anatricot.webs.com
(A Tricoteirinha)
Minha comu no orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92427985


Bjs

Unknown disse...

obrindo tudo em trico rsrsrs,
bjus e saudades

Elaine disse...

Oi Nica adorei o seu blog, eu não tricoto muito bem, mais adorei o colete de pontas, estou tentando fazer um de trico pela lateral mais não sei a quantidade de pontos pra fazer um no tamanho 46, sera que vc poderia me ajudar?
Desde ja agradeço a atenção, um grande abraço.
Mais uma vez parabens pelo blog.
Elaine

Elaine disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nica Santos disse...

Olá, Eliane! Obrigada pela visita!
Tu não deixaste teu e-mail para retorno. Bom para fazer qualquer peça em tricô eu sempre faço uma amostra 10pontosX10carreira, meço altua e largura nesta amostra e depois meço um modelo qualquer altura e larggura. Aplico regra de 3 simples e assim descubro quantidade de pontos e quantidade de carreiras. Tem que fazer a amostra com a lã e agulha que usarás no trabalho. Abs

Elaine Fontes disse...

Obrigada Nica, vou tentar fazer o meu imail e fonteselaine@yahoo.com.br
sabe o que aconteceu e que tive que
fazer e refazer tantas vezes a pergunta por não ter um blog, que na ultima acabei esquecendo de colocar. Ps:Sou uma negação com essas coisas.
Você e um amor, muito obrigada, e um grande abraço.
Elaine