Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cuidados com a limpeza de peças têxteis

Olá!
Bom, gente, como prometido tentarei explicar como limpar as peças em lã ou linha... mas não é como profissional, até porquê ainda não sou...mas como dona-de-casa e artesã que é o que interessa aqui. Aliás os aconselhamentos são apenas para uso doméstico e direcionados para à preservação, porém, para algumas explicações, não dá para fugir dos termos técnicos.
Blusão supostamente de lã 100% pura.
Pegue lá um cardigã, e veja como ele é: seu estilo, seu fio, etc. Olhe tudo. Tem botão? De metal ou de osso? Zíper? Plástico ou metal? Molengão? Brilha? Lã ou linha? Ponto simples ou é trabalhado? Uso quotidiano ou é uma peça que tu usas eventualmente? Olhou? Ok, então...sinto muito...na verdade, na verdade eu não tenho conselho nenhum para te dar, porque peças têxteis, manuais ou não, preferencialmente não devem ser lavadas. Chocastes? Eu não. Eu já fazia assim com minhas peças de lã, porém as de linha eu lavava constantemente e... na máquina!!! Lavar ou não lavar, neste caso, tinham a ver com inverno e verão, não com a composição do fio ou a produção em si. Explico: no inverno não suamos muito, ou pelo menos o suor não entra em contato diretamente com os cardigãs, e não usamos a mesma peça todos os dias, logo fica sem cheirinho...No verão é diferente: o suor é abundante, a peça entra em contato direto com a pele e se não lavar...Nem eu suporto! risos... Tá, mas daí devo te confessar eu fazia errado, porque as peças têxteis não podem ser lavados à máquina, a lavagem deve ser manual. Novidade? Nenhuma. 
O algodão é mais resistente que a lã pela composição de suas fibras, por isso que nossas blusas de linha de algodão, mesmo lavadas constantemente, têm maior durabilidade. É importante estarmos atentas ao que diz o rótulo do novelo que compramos, pois a durabilidade está associada a pureza do fio. Este exemplo abaixo é um fio misto, por que poliamida é uma fibra sintética; a lã, natural. Estes dois elementos trabalham diferente nas lavagens e na secagem.

Além, da composição e da pureza das fibras é importante o modo de produção das blusas. Peças manuais e trabalhadas (tricô rendado, trançado, jacquard, etc.) são menos resistentes que as lisas ou feitas à máquina, por causa das tensões do fio, que são para as primeiras, constantes; as outras, variáveis.
Por sinal, se vamos entender durabilidade como um conceito amplo, em relação à lavagem de nossas peças, temos que olhar:
  1. Fixação da cor;
  2. Resistência à trações, do tecido, do fio e da fibra, que são coisas diferentes;
  3. Resitência ao calor ( no caso do uso do ferro);

  4. Capacidade de absorção e evaporação da água;

  5. Resiliência, que é capacidade de retornar ao estado original, após sofrer deformações. 

Então, para poder explicar isso para ti, eu dividi este tópico por interesse e em links: para quem quer saber só o que fazer e para quem quer entender o porquê das coisas. Mas, vai por mim, que a segunda opção é bem mais divertida e interessante. Se tu leres tudo vais compreender que têxteis são frágeis em geral, e vais te esforçar ao máximo para preservar tuas peças das lavagens. Boa leitura! 

Links:

Nenhum comentário: