Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Lavagem à úmido

Dicas de como cuidar de suas peças em tricô:

1. Início
2. Um pouco da História da Indústria Têxtil
3. História do tricô e do tricô irlandês
4. Os tecidos
5. Os fios
6. As fibras
7. Lavagem à úmido
8. Limpeza à seco
9. Cuidados especiais


 

Então, se tu lestes todos os links anteriores, podes perceber para que teu tricô seja herdado por tua filha, não basta te dizer para não lavar, por que encolhe, o fio cede e espicha. Às vezes é preciso lavar, sim. Basta ter bom senso e lógica.

Quando lavar à úmido:

1. Toda a peça: uso contínuo e grande acúmulo de sujeira.

2. Lavar pontualmente para retirar manchas: quando a peça não é de uso contínuo.


1. Toda a peça: manualmente, imergir toda a peça, sem levantá-la na lavagem. O enxágue deve ter o mesmo cuidado.

Como lavar à úmido: Tire tudo dos bolsos, porque se tu deixares papel, por exemplo, ele se desmanchará e penetrará nas fibras (o bicharedo adora papel já picadinho para eles comerem). A lavagem deve ser sempre com sabão neutro. O que é neutro? Hummm... Lembrem-se: desconfiem dos rótulos, pois sabões que se dizem neutros também produtos químicos. Na dúvida, eu estou usando sabão de glicerina ou o de côco. Não se deve colocar amaciante nunca!

1. Toda a peça: manualmente, imergir toda a peça, sem levantá-la na lavagem. O enxágue deve ter o mesmo cuidado.
 
2. Lavar pontualmente para retirar manchas: umedeça somente a parte manchada, aplique o sabão neutro e lave com a mão, pelo lado direto e o avesso. Podes utilizar uma escova de dente sem muita fricção se a mancha for persistente. Repita o processo por mais duas vezes, se necessário. Se ainda assim a mancha não sair talvez seja melhor customizar a peça: fazer aplicações, por exemplo. O enxágue deve ser pontual.

Como retirar o excesso de água: Torcer? Nunquinha bebeléu, porque espicha. Pegue a peça com as duas mãos, coloque na beira do tanque e aperte para retirar o excesso de água. Para lavagem pontual só aperte o local com excesso de água.

Secagem: Sabemos, a boa secagem evita mofos. O que é boa secagem? Depende da sua região: nas regiões quentes e secas, 24hs está bom; para as demais regiões é mais. Pelotas, às vezes, uma semana não é o suficiente por causa da alta umidade do ar (exageradamente, lógico). Pendurar? Jamais! Sabemos, né? Lei da gravidade: pesa e espicha. Aliás este espicha, encolhe e torce tem a ver com higroscopia, evaporação e resistência mecânica. Melhor deixar secando quieto, sobre uma toalha (de preferência da mesma cor) na horizontal e longe do sol. Tu sabes: o sol afeta os pigmentos e desbota, cada cor tem diferentes possibilidades de desbotamento.

Não utilize ferro: Não se deve passar à ferro nunca, nem com forração de tecido por cima, muito menos por cima de pano molhado, como li num site de um fabricante de fios. Eu também passava depois de terminava os meus tricôs, e com pano molhado...Agora, entendi que o calor afeta a resistência dos fios e o pano molhado devolve umidade à peça, e as duas coisas em conjunto, deixam o material a mercê de fungos. Aliás, gelo também não deve ser usado...gelo para passar??? não entendi, mas... cuidado... cuidado com os conselhos da net. Passe seus tricôs com suas mãos, apenas as mãos.


Alguma novidade até ai? Quase nada, né? Percebeste que para te dar conselhos mais eficazes, antes de escrever esta postagem dei uma “rolê” pela net, para ver o que os blogs e os sites dizem sobre a lavagem das peças em tricô? Vi de tudo, até o uso de açúcar! Deus do céu, para que adocicar a água de uma lavagem!?...Ainda mais em cima de vinho! Tu sabes né: acúcar e vinho são orgânicos, que os bichos adoram, assim como maisena, sal, leite, vinagre (seja de vinho, de maçã ou de álcool), batata crua ou cozida, etc. e tal. Acreditem, eu li e copiei isto:

“Para deixar a roupa engomada, cozinhe os grãos de arroz em muita água. Quando estiver cozido e a água grossinha, escorra numa peneira. A água peneirada é a goma do arroz, borrife sobre a roupa na hora em que estiver passando. Ah, aproveite o arroz cozido para fazer uns bolinhos ou arroz-doce.”
Não é de morrer de rir? Mas...mas quando li noutro site o uso de benzina e batata... quase caí dura! Joguei a toalha! Para entender minha surpresa, melhor tu pesquisar sobre a benzina na net. Este produto químico é altamente tóxico para humanos e alucinógeno. Tá a fim? "Só, meu..." risos...

Bom, estas misturas acima são apropriadas para culinária, não para limpeza dos nossos tricôs! Nunca, nem mesmo se tu enxaguares 200 mil vezes, sairão todos os resquícios desses produtos, se tu utilizá-los na limpeza de suas peças. Então, não esqueça meu conselho: não faça as misturas indicadas nos sites, está bem? Limpa? Na hora parece que limpa, mas os resíduos de algumas misturas, a longo tempo, podem manchar ou até desmanchar nossos cardigãs, porque afetam o fio (na sua química e nas suas cores) e/ou porque reagem com as peças tornando-as mais atraentes do que já são para o bicharedo.

Manchas de mofos: escove e aspire com um aspirador em baixa sucção, com o bocal tapado por voile ou tule de trama fina. Isso retira os fungos ativos e inativos (mofos), restos de insetos, cabelos, e pó sem danificar muito o fio e a trama dos nossos adoráveis casacos. A mancha? Tristeza...Não sai mesmo, mesmo! Só com a ajuda de desinfetantes (mata o fungo) alvejantes (tira a mancha). Mas, calma aí. Não são produtos químicos? São. Então, se tu amar de todo o coração aquele seu blusão rosa pink, e ele for ao mesmo tempo precioso para ti, caro e manchado por mofo, melhor procurar uma lavanderia bem conceituada que taaaaaalvez eles consigam resolver. A probabilidade é pouca, mas se o mofo não tiver penetrado totalmente na fibra é possível minimizar o dano. Como evitar os mofos explico no link cuidados especiais.

Nenhum comentário: