Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

sábado, 12 de julho de 2008

Canguru verde-água

Este canguru foi feito com a 600g lã família, da pingouin, agulhas nº 4.5, cavas americanas, ponto inglês, não tem barras.
DICAS IMPORTANTÍSSIMAS:
O ponto inglês é um ponto fácil , mas deixa mais fofinha a malha de tricô: as carreiras ficam mais largas. Então, economize nos pontos, na espessura do fio e da agulha que vais trabalhar se queres um blusão justinho ao corpo. Também é aconselhável fazer uma amostra do ponto inglês 10x10carr, medir altura e largura para calcular quantos pontos tu colocarás no teu trabalho.
Quando fizeres aumentos no ponto inglês, sempre aumente dois pontos de cada vez. Um será o meia e o outro o tricô. Se quiser fazer diminuições diminua dois pontos de cada vez.
Veja a dica neste blog de como fazer amostras e os cálculos necessários, no link:
Existem várias receitas de ponto inglês. A receita de ponto inglês que usei:

Neste caso eu escolhi fazer um canguru largo, por isso usei lã família e agulhas 4.5 em todo o trabalho. Tam 42/44.

Costas: 90 na agulha.

Fiz um passa-fita nas primeiras 6 carreiras:

1ª: m.

2ª: t.

3ª: *2 mj, laç,1m*

4ª:t

5ª:m

6ª:t

A partir da 7ª carr faça o ponto inglês até completar 30cm de altura, onde inicia as cavas.

As cavas tem 14 diminuições duplas ( dois pontos de cada lado) a cada 2 carr ( ida e vinda).

Não arremate os pontos. Deixe-os numa segurança para tricô ou em outra agulha tricô,de nº menor que 4.5, que não vais usar. Sobram 34 pontos.

Frente: proceda da mesma maneira que as costas até a 9ª diminuição da cava. Ai é o início da cava da gola, que tem dimuições 5-4-3-2-2. Isso mesmo sobra só um ponto na agulha.

Mangas: inicie com 20 pontos e faça o passa-fita. Faça 8 aumentos, de 2p de cada lado, a cada 15 carr. A cava da manga é igual a cava das costas e da frente: 14 dim. de de 2p. de cada lado a cada 2 carr. Os pontos que sobrarem não arremate, coloque na segurança.

Para fazer o capuz tu podes costurar tudo ou posicionar frente, manga, costas, manga. O que ficar melhor para ti. Note: quando colocares os pontos do capuz, faça de uma maneira que o meio da gola seja o início. Algumas pessoas preferem agulha circular para fazer golas. Eu não sei usar a agulha circular, prefiro agulhas normais.

Capuz: depois de colocar os pontos da cava da gola, mangas e costas comece o capuz em ponto inglês e faça reto por 20cm. Nesta altura comece as 8 diminuições de 3p a cada 2 carr. para arredondar o capuz. Divida ao meio e costure um lado no outro. Faça o acabamento do capuz com o passa-fita.

Bolso: inicie com 30p. Faça o ponto inglês por 5cm e inicie a cava do bolso: a cada 2 carr. diminuir 2p de cada lado. São 8 diminuiçoes.Arremate.

Faça 2 cordões, de 1,50cm, e 2 cordões de 60cm com a mesma lã. Os maiores são para a atadura da barra e capuz e os menores para os punhos.

Faça 2 pompons para colocar no cordão do capuz.

Um comentário:

Unknown disse...

nica qdo eu conseguir fazer o meu eu te falo ok????? parece fácil mas pra mim não é! rsrsrs bjs pra vc mãos de fada