Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sou brasileira e não desisto nunca!

Verso


Frente


Este ponto eu tirei em homenagem a Milena da comunidade “Receitas de Tricô e Crochê”. Ela pediu ajuda para tirar a amostra e eu me ofereci, achando que era fácil. Olhei a foto, achei barbada! Olhei o gráfico: barbada!
Agulhas na mão e fui tricotar... Gente! Levei 5 dias para resolver o mistério.
Lembram quando eu falei no tópico “O porquê e como fazer amostras em tricô”, http://tramas100dramas.blogspot.com/2008/07/o-porqu-e-como-fazer-amostras-de-tric.html , que tricô é também lógica? E quantas lógicas usei!!!!
Depois de pronto me dei conta de como é simples, mas o gráfico realmente está errado na página e na revista da Pingouin:
http://www.pingouin.com.br/receitas/receitas3.php?gRecOutrasIdInt=287&gReceitaIdInt=37)
Faltam dois pontos e duas carreiras... Daí, só colocando a lógica para funcionar, mesmo.

Antes da receita, algumas observações importantes:
A receita tem lado na frente, ou seja, quando tu tricotar como está aqui ele vai te dar um resultado: o lado esquerdo do peito. Para obter o lado direito terás que tirar os dois primeiros pontos e inserir no final. Para fazer as costas terás que, além dos dois primeiros pontos, colocar mais dois pontos no final.
A receita é uma trança sem relevo e com base em ponto de barra 1x1.
Os aumentos sempre são trabalhados em malha (meia), agulha inserida da carreira de baixo em posição de malha e o ponto que está na agulha é malha (meia) também( já estão inseridos na receita).
Não coloque pontos de barra no trabalho. A terminação de baixo já está na receita: são as 9 primeiras carreiras.
A quantidade que está contida dentro de parênteses vale para o que está antes e entre ponto e vírgulas.
Conferi “zilhões” de vezes, mas, como ninguém é perfeito, posso ter errado na digitação, afinal eu vi esses “m” e “t” 400 mil vezes. Aliás o tirar a receita foi divertido (adoro desafios). Ruim foi digitar!!!!!!!!

A Milena fica me devendo a foto da blusa dela pronta para eu postar aqui, para todas as amigas verem pronto!

Vamos à receita: ponto divisível por 16 + 1. Amostra: 38 pontos.

1ªcarr: *11t;1m,1t(3x);1m*;1t
2ªcarr:Acompanhe os pontos da carreira baixo.
3ªcarr:*8 t;3pjt;1m,1t(3x);1m;1aumm*;1t
4ªcarr:2m;*1aumt;1m,1t(4x);9m*
5ªcarr:*6t;3pjt;1m,1t(3x);1m;1aumm;1t,1m*;2t
6ªcarr:2m;*1t,1m;1aumt;1m,1t(4x);7m*
7ªcarr:*4t;3pjt;1m,1t(3x);1m;1aumm;1t,1m(2x)*;2t
8ªcarr:2m;*1t, 1m(2x);1aumt;1m,1t(4x);5m*
9ªcarr:*2t;3pjt;1m,1t(3x);1m;1aumm;1t,1m(3x);*2t
10ªcarr:2m;*1m,1t(3x);1aumt;1m,1t(4x);3m *
11ªcarr:*3t;1m,1t(3x);1m;3pjt;1m;1t(2x);1m;1aumm*;2t
12ªcarr:2m;*1aumt;1m,1t(7x);3m *
13ªcarr:*3t;1m,1t(2x);1m;3pjt;1m,1t(2x);1m;1aumm;1t;1m*2t
14ªcarr:2m*1m,1t;1aumt;1m,1t(6x);3m*
15ªcarr:*3t;1m;1t;1m;3pjt;1m,1t(2x);1m;1aumm;1m;1t(2x)*;2t
16ªcarr:2m;*1t;1m(2x);1aumt;1m,1t(5x);3m*
17ªcarr:*3t;1m;3pjt;1m,1t(2x);1m;1aumm;1t,1m(3x)*;2t
18ªcarr:2m;*1t,1m(3x);1aumt;1m,1t(4x);3m*
19ªcarr:*2t;3pjt:1m,1t(2x);1m;1aumm;1t,1m(4x);*2t
20ªcarr:2m;*1t,1m(4x);1aumt;1m,1t(3x);3m*
21ªcarr:voltar 11ª carreira.

3 comentários:

Unknown disse...

Nica,(cada vez admiro mais a sua forma clara de explicar receitas tão complicadas, a mim faltam competência e paciência para esses pontos, mas parabéns "pra ti guria!!!"E VC. MILENA FICA DEVENDO A BLUSA OK?! BJU"

Prá vc. Nica uma pequena homenagem
em rimas.

trico, meia, trico,meia
falta uma laçada
e amente
ainda nem tá embaralhada
corre, corre, daqui dali
cadê o lanche do gurí
tá pronto,
corre, corre, agulha lã e
naquele afã do ponto pronto
corre, corre,
o jantar já já apronto...
será assim teu dia?
um ponto uma laçada
um afago na família
e pras amigas com euforia
mostra a amostra que "tu fez"
com carinho
com alegria...

Unknown disse...

Nica, não tenho palavras para falar como estou feliz, por essa receita, como te falei quem faz as minhas blusas é minha Avó Julia, acabei de ligar pra ela e contar da novidade. Conseguimos a Receita!!!

Ela esta com um trico essa semana mas semana que vem já vai fazer essa receita.

Agradeço muito as fotos a receita e toda atenção.

Obrigada.
Bjus

Tricoteira de plantão disse...

Muito bonito ficou!!!!pena que ficam aqueles bicos embaixo, que não gosto, mas um crocheziho alí resolve hehehe
beijão!!!!!!!!1