Minhas Artes

  • Acadêmica de Conservação e Restauro (UFPel)
  • pintura em tela e madeira
  • textos e poemas
  • tricô

Amo gatos!

Desmanchando os Dramas

domingo, 13 de julho de 2008

O porquê e como fazer amostras de tricô

É... Tricô também é matemática!

Todas as tricoteiras têm uma maneira de tricotar: algumas tem o ponto mais largo, outras mais apertados; outras tem um ponto parelhinho, outras meio desencontrado. Isso acontece devido a tensão que damos ao fio nas laçadas.

Existe também a diferença de espessura de fio e agulha e os tamanhos de cada pessoa.

Então sempre é bom fazer uma amostra, assim tu não ficas dependente das receitas de outras pessoas.

Pontos simples : faço um quadradinho de 10px10carr. Chamo de ponto simples aqueles pontos que são constantes em todo o trabalho, sem laçadas, sem aumentos e diminuições ( tipo barra inglesa, ponto inglês, ponto meia, ponto tricô, santa clara...).

Pontos fantasia: na receita do ponto fantasia sempre há o número de pontos e carreiras que necessita para todo o motivo. Coloque os pontos necessários e faça a quantidade de carreiras necessárias, conforme diz a receita , para que o desenho se forme por um todo.

Feito isso meça a amostra na altura e largura.

Então... agora pegue uma blusa, um casaco ou um cardigã que tu tens no guarda-roupa. Um que tu te sinta bem e que mais ou menos tem o "corte" ( modelo) que tu queres fazer. Meça tudo nele. Largura e altura do corpo, altura e largura de onde começa as cavas, altura e largura do decote, largura do punho, altura total das mangas. Se o modelo é acinturado meça a altura e largura de onde começa a cintura. Enfim: meça tudo o que é relevante.

Feito isso pegue um caderninho e aplique regra de três simples em tudo.

Exemplo:

Numa amostra de 10px10carr=4cmx5cm.

Largura e altura da peça a copiar= 47cmx51cm.

Se 10 pontos da amostra é 4cm, quanto preciso de pontos em 47cm?

Cálculo: 4x=47.10

x=470:4

x=117.5 pontos ( arredonde para 117 ou 118 pontos)

Se 10 carreiras da amostra é 5cm, quantas carreiras terá 51 cm?

Cálculo:5x=51.10

x=510:5

x=102 carreiras

Bom... a partir daí é um jogo de lógica que depende do corte de seu trabalho. Se ele é reto, mangas retas, gola canoa, é simples, não é? Faça tudo reto, conforme os cálculos que fizeste.

Mas, como nem tudo são flores na vida... Existe punhos fechados, mangas cavadas, corte acinturados, golas em "V", redondas...

Aqui vou dar exemplo de mangas hipotéticas com punhos justos:

Se tu fizeres a manga toda só com o número de pontos que tem o punho é lógico que não vai entrar no seu braço! Precisamos de vários aumentos para formar o desenho da manga e talvez, conforme a cava, diminuições. Digo talvez por que existem cavas retas. E, se ela é reta, não há dimuições.

Então, hipotéticamente, tu medistes lá na tua blusa uma manga de punho 7cm. Até altura da cava ( seja de que desenho for), esta manga toda tem 45 cm de altura. Na altura da cava ela tem 12cm de largura. Ok? Mediste? Não esqueces que as larguras tu tens que multiplicar por 2, visto que a manga, na verdade, é um tubo.

Então resulta que tu tens 14cm largura de punho, 24 cm de largura na cava e a altura da manga continuará a mesma, 45cm.

Aplicando a regra de três, tomando como amostra a mesma lá de cima, obteremos:

Punho: 140:4=35 pontos.

Largura da manga na cava: 240:4=60 pontos de largura.

Altura de toda manga: 450:5=90 carreiras até a cava.

Então, se no punho tu tens 35p e na altura da cava tu tens 60p. , tu precisas aumentar ao longo de 90 carreiras 25 pontos, não é? Tu farás aumentos de 1 ponto de cada lado da manga ( início e final de carreira) a cada "x" número de carreiras. E se 25 é ímpar, 24 não é. Arredonde para 24.
Vamos fazer o cálculo disso?
24pontos:2aumentos ( 2 de cada lado, lembra?)=12 aumentos.
90 carreiras : 12 aumentos= 7.5 ( arredonde para 7)
Então a cada 7 carreiras aumente 1 ponto de cada lado (ida, vinda, ida, vinda, ida, vinda, ida,aumento, ida, vinda,ida,vinda, ida, vinda, ida, aumento). Faça isso até terminar os 12 aumentos. Se faltar carreiras para completar a medida da manga, faça-as sem mais aumentos.
Tendo a noção desses cálculos dá para ti calcular tudo num tricô: altura do decote, as diminuições desse decote, de quantas em quantas carreiras existe diminuições. E o mesmo acontece com as cavas.
LEMBRE-SE: A MATEMÁTICA É UMA CIÊNCIA EXATA, O TRICÔ NÃO!
Para evitar desmanches é preciso que as medidas do modelo e da amostra estejam corretíssimas, que não haja erro nos cálculos, uma certa dose de lógica e a noção que, com o uso, o tricô manual cede. Se for para arredondar números, que seja para menos. Também é bom ter enormes doses de bom senso, paciência e prática constante.
E, se precisar desmanchar, não fiques brava nem com a revista, nem comigo, nem com nenhuma outra pessoa que te passe dicas. As mais experientes tricoteiras uma vez aqui, outra lá terão que chorar ao desmanchar seu trabalho que levou dias para ser feito.

10 comentários:

Soninha disse...

Parabéns pela matemática!
Explicadinho mesmo.
Se as receitas viessem com esta regra de três, seria ótimo.
bjs
soninha

Anônimo disse...

Eu simplesmente adorei as dicas! Mais explicado que isso, só com aula prática! Vou experimentar num casaquinho para minha filha. Obrigada pela ajuda. Beijos. Lily.

ZUZA BELVER disse...

Nica...parabéns pela explicação. Está perfeita e geralmente uso o mesmo método que vc e sempre funciona.
Adorei!

Unknown disse...

Nica..

Parabéns pela explicação.. estou começando a fazer tricô agora, e realmente, já desmanchei muitos trabalhos, porque via reveitas em revistas, mas, quando ia fazer não dava certo.. Vou tentar agora, com a sua explicação!!

Um grande beijo..

Unknown disse...

Nica..

Parabéns pela explicação.. estou começando a fazer tricô agora, e realmente, já desmanchei muitos trabalhos, porque via reveitas em revistas, mas, quando ia fazer não dava certo.. Vou tentar agora, com a sua explicação!!

Um grande beijo..

Marcia disse...

Fantastica sua explicação, vou dar adeus à preguiça e começarei a fazer amostras.
Obrigado e um grande abraço!
Marcia

Unknown disse...

Parabéns, por sua boa vontade de compartilhar sua têcnica, isto também é uma arte!
Um abraço, Deus abençoe você.

Anônimo disse...

querida tenho uma receita que esta em frances,gostaria muito de fazer,mas nao sei nadica de frances sera que vc poderia tentar traduzir para mim. ficaria muito grata. nao tenho blog mas amo trico, nao sou tao expert mas dou minhas agulhadas. meu email:geanma@ig.com.br.
beijo
andreia

Vera São Paulo disse...

Sou de São Paulo, e gostaria de aprender a fazer calculos para confecçionar blusas de tricô MANUAL.O mais perfeito possível.

Vera Teixeira da silva

absoluto_sintetico@yahoo.com.
Mooca São Paulo

Cidinha disse...

Olá! Nica!! Espero que estejas bem e com muita saude!! Vim aqui te agraddecer pela explicação de como colocar quantidade de pontos corretos para tricotar. Estava cansada de procurar aqui na net... Fui num curso de tricô para ver se aprendia, mas por incrível que pareça, quando falei para a senhora que ueria aprender tricotar por medida, ela me disse que não trabalhava assim. Fiquei decepcionada além de perder um valor em reais que embora pouco , não serviu pra nada. Bem, desculpe o desabafo, mas graças a Deus encontrei vc, que deixou muito bem explicado. Agora vou tentar se conseguir mando foto pra vc. Bjks da Cidinha!! Não desista de nos ajudar !! Rs